Nomeação Automática Rápida

A Atividade Nomeação Automática Rápida é mais do que uma ferramenta de avaliação; é uma aliada essencial para profissionais comprometidos em oferecer intervenções precisas e eficazes. Invista na excelência diagnóstica e promova um impacto positivo no desenvolvimento cognitivo e linguístico de seus pacientes.

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Descrição

A Atividade Nomeação Automática Rápida é uma ferramenta inovadora projetada para avaliar de maneira eficiente e abrangente as habilidades cognitivas, neuropsicológicas e de linguagem em crianças e adultos. Desenvolvida com foco na precisão diagnóstica, essa atividade oferece benefícios significativos para profissionais da psicopedagogia, neuropsicologia e saúde.

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Se o seu filho será avaliado na leitura, ou baixa velocidade de processamento, você pode ouvir o termo nomeação automatizada rápida (RAN). Refere-se à capacidade de nomear rapidamente em voz alta uma série de itens familiares em uma página. Isso inclui letras, números, cores ou objetos.

O desempenho em um teste RAN é baseado na rapidez com que uma criança consegue nomear em ordem todos os itens apresentados na página, em comparação com outras crianças de sua idade. Crianças com problemas de leitura costumam ser mais lentas nos testes de RAN. Portanto, os testes são frequentemente usados ​​como parte de uma avaliação abrangente de leitura. Eles também são usados ​​para a identificação precoce de crianças que podem ter o risco de ter dificuldades de leitura.

 

Como funcionam os testes RAN

Os testes RAN geralmente mostram quatro tipos de itens: objetos, cores, letras e números. Pequenos conjuntos de itens na mesma categoria (por exemplo, cinco pequenos círculos de várias cores diferentes) são apresentados em linhas em uma página. Mas a ordem em que aparecem muda de linha para linha.

O fonoaudiólogo geralmente começa repassando os nomes do conjunto de itens com a criança. Então, para o teste em si, a criança deve nomear todos os itens em voz alta o mais rápido possível, do primeiro ao último, linha por linha.

O tempo que a criança precisa para nomear os itens e sua precisão são registrados. Mas o que interessa é o tempo.

Os testes RAN não medem o conhecimento de vocabulário. Tampouco tratam de reconhecer letras e números. Eles são realmente testes de fluência.

É por isso que, para obter as melhores informações de um teste RAN, o fonoaudiólogo deve testar apenas os itens que a criança conhece bem. Por exemplo, uma criança em idade pré-escolar pode não saber as letras ou números. Portanto, ela pode ver apenas cores e objetos.

 

Como RAN se conecta à leitura

Os fonoaudiólogos concordam que os testes RAN podem nos dizer muito sobre as habilidades de leitura das crianças. Mas nem todos concordam sobre o porquê. Existem dois pontos de vista principais. Ambos têm muitas pesquisas para apoiá-los.

Uma visão concentra-se em como recordamos e dizemos os sons dos nomes dos itens. A crença é que RAN afeta a leitura porque envolve a forma como podemos recuperar informações fonológicas.

A pesquisa mostra que as crianças que têm dificuldade nessa área têm grande probabilidade de ter dificuldade com a leitura. Mas alguns especialistas acham que envolve mais do que apenas consciência fonológica.

Eles acreditam que a leitura reúne uma série de processos complexos. Estes envolvem nossos sistemas verbal, visual e motor. Os especialistas dizem que o RAN cobre todos eles, servindo quase como uma versão em pequena escala da leitura, mesmo antes de as crianças realmente aprenderem a ler.

Crianças com problemas em RAN e consciência fonêmica têm o que é chamado de “déficit duplo”. Eles geralmente têm problemas de leitura mais graves. E podem ter mais dificuldade em melhorar sua leitura do que crianças que só tem dificuldades com fonemas, a menor unidade de som nas palavras.

 

Pontos fortes e fracos dos testes RAN

Por si só, uma pontuação de RAN baixa pode não dizer muito sobre as necessidades do seu filho. As crianças podem ter dificuldade com RAN por muitos motivos diferentes. Isso inclui problemas de atenção, problemas de funcionamento executivo, problemas de linguagem ou até mesmo problemas de matemática.

Às vezes, uma pontuação baixa de RAN não é motivo para preocupação. Isso é especialmente provável se não houver outras áreas de preocupação.

Mas um teste RAN mais outras medições cuidadosamente escolhidas podem ser importantes para detectar problemas de leitura.

Os testes RAN podem ser uma ferramenta importante para reconhecer que seu filho pode estar em risco. Esse pode ser o primeiro passo para obter ajuda extra, se ele precisar.

Para crianças mais velhas com problemas de leitura, os testes podem ajudar a identificar os principais problemas de leitura. Eles também podem orientar o plano para ensinar seu filho de forma mais eficaz.

Não importa a idade do seu filho, as pontuações RAN são um elemento chave para identificar suas necessidades de leitura exatas. Depois de saber o que são, existem muitos tratamentos e terapias que podem ajudá-lo a aprender a ler com mais facilidade!

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